O que vem a ser Lar Acolhedor

O que vem a ser Lar Acolhedor

 

 

HISTÓRICO

O Lar Acolhedor Tia Socorro é uma entidade não-governamental sem fins lucrativos, localizado na Rua Almirante Tamandaré (5ª rua) nº 437, – Bairro: Tapanã, Belém/PA.
 
A Fundadora-Presidente do Lar (Srª. Maria do Socorro R. Pereira) trabalha a mais de 24 anos com acolhimento de crianças e adolescente, tendo em seu percurso de trabalho acolhido mais de 300 crianças/adolescentes. Para tanto, tem enfrentado inúmeros desafios para manutenção do Lar Acolhedor, haja vista que o mesmo é mantido única e exclusivamente de doações voluntárias. 
 
Seu trabalho de acolhimento tem um cunho de moradia (características de lar/casa – em que as crianças/adolescentes residem no espaço), possui caráter fraterno-amoroso (da própria fundadora para com os acolhidos, os quais a tem como “filhos”). Esta roupagem ameniza as mazelas sociais sofridas e favorece a participação e inserção das crianças/adolescentes na convivência comunitária.
 
Atualmente oferecemos acolhimento à cerca de 50 crianças e adolescentes, que são encaminhadas pelo Conselho Tutelar, e outros, inclusive pela própria família. Alguns de nossos abrigados possuem vínculo familiar fragilizado ou rompido, há também famílias biológicas que não têm condições econômicas, sociais e psicológicas para manutenção dos filhos. Assim, as crianças/adolescentes  permanecessem no nosso espaço o período necessário para retornar em segurança ao convívio familiar, seja retornando à família biológica ou para uma família substituta através de guarda, tutela ou adoção, trabalho este acompanhada pela equipe técnica do Lar.
 
OBJETIVO
 
Temos como principal foco a proteção e inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, com o programa de acolhimento. Através da garantia de acesso a rede de políticas públicas, possibilitando uma melhor alternativa de vida, resgates da auto-estima e cidadania, por intermédio de assistência: moral, material, saúde, educacional e espiritual.

PERFIL
 
Atualmente atende crianças e adolescentes na faixa etária de 05 à 18 anos de idade, ambos o sexo, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, vítimas de maus tratos, de abandono, da rede de prostituição, e outros.